quinta-feira, 4 de abril de 2013

Por que vivo fazendo dieta e NUNCA tenho resultados?

Oi pessoal, tudo bem?


Eu estou aqui, com as amígdalas me dando trabalho. Ruim pra comer, pra falar... de vez em quando elas resolvem me dar um "oi, eu existo, viu?". Chatinhas...


O tema de hoje é um tema que eu adoro. Vou direcioná-lo à linguagem do público feminino, porém vale pra homens também. Quase todo mundo acha que dietas restritivas (leia-se passar fome) emagrecem que é uma beleza, mas o que eu mais vejo são pessoas passando fome e depois recuperando todo o peso. Ou então emagrecendo horrores e ficando com o corpo horrível, todo flácido. 

Medo... muito medo...


E eu sempre digo: se você não se alimentar do jeito certo e não desenvolver os músculos de alguma forma, você nunca terá a barriga chapada e o bumbum durinho.
Então vamos lá: Por que morro fazendo dieta e não emagreço?

Por que muito provavelmente seu metabolismo está desacelerado e você não está comendo direito.


Comer a cada três horas mantém o nível de açúcar no sangue / insulina estável ao longo do dia, controla os desejos, reduz o armazenamento de gordura e mantém o metabolismo alto.


Você ouve tanto a palavra "metabolismo", mas sabe o que significa? Basicamente, o "metabolismo" é a taxa à qual seu corpo queima a comida. Quando você ouvir dizer que alguém tem um "metabolismo rápido", isso simplesmente significa que o corpo daquela pessoa é eficiente usando as calorias provenientes de alimentos quando está ativo ou em repouso.


Comer freqüentemente faz você queimar mais calorias. E quando você falta as refeições imediatamente, digo e repito: IMEDIATAMENTE desacelera o metabolismo, desencadeando a resposta do corpo à fome e, assim, sua queima de gordura foi para o espaço, esqueça!... agora, só amanhã.


Basicamente, o que acontece é o seguinte: quando você deixa de fazer uma refeição, ou fica muito tempo sem comer, seu corpo entra em estado de alerta vermelho!!!. Ele pensa mais ou menos assim: "essa pessoa não come nada, eu preciso de energia... então vou começar a fazer um estoque de energia extra pra quando essa louca resolver ficar sem comer de novo". Espertinho ele, não? E sabe o que é esse estoque? Energia pura: células de gordura prontinhas pra serem "infladas". E mais: seu corpinho também aproveita a próxima refeição pra absorver o máximo possível de açúcar e gorduras pra se prevenir das suas súbitas faltas de alimentação. Doideira, não?


Aprenda a enganar seu cérebro!

Se você náo aprender a enganar seu cérebro viverá reclamando que a sua dieta não dá certo, que você come "tão direitinho" e não está vendo resultados e etc... Por isso tem que comer SEMPRE, sem exceção.
Muitas vezes ouvimos pessoas dizendo que comem muito pouco e fazem muito cardio, que não entendem porque ainda são falsas magras e flácidas...Cadê a massa muscular que tanto queria?


Bem, você já se perguntou por que as pessoas que consomem poucas calorias e fazem cardio, não tem absolutamente nenhum resultado? A resposta mais adequada é por que pessoas têm metabolismo mais lento.


Um consumo freqüente com as corretas escolhas alimentares e quantidades, irá transformar seu corpo em um incinerador de gordura.

Outra regra importantíssima para o metabolismo é evitar carboidratos simples (alto índice glicêmico). Quase todas vocês sabem que é pra evitar farinha branca, mas não sabem o por que. Basicamente é por que ela tem índice glicêmico alto, ou seja, ela libera açúcar no seu sangue de forma enlouquecida e descontrolada, alterando drasticamente seus níveis de insulina e fazendo com que a energia (açúcar) circule rapido demais pelo seu organismo, te fazendo ficar cansada e com fome muito mais rápido. Fora que o corpo, não tendo como lidar com esse açúcar todo tão rápido, faz de novo o maldito estoque de energia em forma de células gordurosas. Em resumo, pancinha (medo)! Em contrapartida, os alimentos com IG baixo, vão injetando açúcar de forma lenta no sangue, fornecendo energia por bem mais tempo, além de saciedade. Adoro!


Abaixo uma lista do índice glicêmico de vários alimentos (viu, nem só a farinha branca é a vilã):





Por essa você não esperava, a beterrabinha inocente que você coloca todo dia na salada, hein?


E assim, quando eu digo evitar carboidratos simples, quero dizer: CORRA DELES. Não estou dizendo pra nunca mais comer beterraba. Mas o único horário em que você precisa de energia de rápida absorção é antes de um treino pesado, por exemplo.


Por exemplo... as frutas tem muito açúcar e fibras, mas os sucos ficam só com a parte fácil, sem gomos, sem fibras... Toma suquinhos naturais no meio da tarde?
PARE.
E vai se sentir outra pessoa. Sua barriga agradece.

Como eu já disse, o açúcar prejudica significativamente o metabolismo adequado da insulina, em última análise causando fadiga e promovendo o armazenamento de gordura. É assim que você quer um corpo sarado? A maior parte do seu consumo de carboidratos deve vir da baixa digestão de carboidratos complexos, tais como: aveia, arroz integral, quinoa, batata-doce, legumes.

Dieta é dieta, não tem segredo, não tem milagre.
É preciso mudar o seu paladar e pronto.

Beijinhos,
Carol


PS: Não sou nutricionista. A nutricionista da Aloha é a Giulya Casas, cujo CRN é o 10/3000 e todos os textos desse blog passam pela aprovação e opinião dela antes de serem publicados.

4 comentários:

  1. Nossa! Todos os dias eu como beterraba e abacaxi, por essa eu não esperava.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Tati, na verdade ambos os alimentos são nutritivos e não devem ser cortados da dieta, mas é importante saber quando e em qual horário consumí-los. Beijos!

      Excluir
  2. CARACA... não sabia disso la vou eu reorganizar minha alimentação #projetocasamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Nine, são pequenas coisinhas que fazem toda a diferença. Tenho certeza que você ficar linda para o casamento! Beijos!

      Excluir